quarta-feira, 8 de junho de 2016
Mulher vira fera no parto!
A MULHER VIRA FERA NO PARTO
Eu olho a mulher em trabalho de parto e me lembro de mim mesma em meus partos, da intensidade de cada momento, dos sentimentos e impressões contraditórios: a incapacidade diante daquela grandeza, e a reverência e o reconhecimento de que algo ali alcança uma dimensão, uma proporção, uma energia que vai além de mim, me sustenta, me envolve e me eleva enquanto ser, enquanto mulher a parir meus filhos e à mim mesma, como mãe deles.
Observo a mulher no parto e a admiro em todos os instantes, cada passo dela neste caminho que eu também percorri... (sinto saudade)
A mulher vira fera no parto!
Quando mulher vai parir, ela marca um importante e poderoso encontro consigo mesma.
Muitas mulheres viram fera no parto. Ela pede licença à imagem doce e frágil de antes para poder encontrar sua força e seu poder que ela acaba de conhecer. E então ela encontra com a sua força ancestral e o poder da loba.
Ela uiva, berra, geme, rosna. E neste encontro ela se assusta, teme ser devorada por esta fera, até que ela percebe que a fera é ela mesma, é a sua capacidade de alcançar a fonte infinitamente poderosa do amor, que promove entrega, confiança, enfrentamento e resistência.
Ela se funde à fera, se tornando ela. E como que possuída por uma nova força ela segue agora diferente, anda e se movimenta que nem bicho, o olhar e a voz ficam diferentes, as reações mudam, ELA FICA BRAVA, ELA GANHA FORÇA, e agora já pode dizer SIM ao bebê. Permite sua passagem, que ele venha de seu útero e a atravesse por dentro, rompendo espaços em sua carne, nascendo para a vida.
Seu bebê nasce e no mesmo instante, assim como mágica, ela se transforma novamente. O olhar, a voz, o colo, ganham o movimento mais delicado e doce envolvendo-a novamente. O olhar materno a acolher com o maior amor do mundo àquele bebezinho cheio de luz e beleza. Uma chuva de luz, de amor e encantamento é derramada, preenchendo e transbordando os corações.
Mas e a fera?
Ela não se foi. Está ali dentro dela adormecida. Este portal de força estará sempre ali para que ela reconheça sua força e capacidade de percorrer o caminho da maternidade, guiar seus filhos na vida, cuidar, amar, se transformar, se transmutar, ao acessar à fonte mais poderosa que vem com o amor materno.
Retomando este blog, apresento a força de tantas mulheres que percorreram este caminho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
lindo demais! Vc que escreveu Frô?
ResponderExcluirEuzinha! Acompanhei um parto no final de semana que me inspirou à escrever sobre o que vejo em todos os partos.
ExcluirEmocionei com seu texto, filha!!! Me recordei de meus tres partos e dos seus tres partos dos quais participei intensamente. Simmmm ! A mulher parindo é levada ao seu limite, e lá ela encontra com seu lado fera e enfrenta a dor com gana de trazer seu filhotinho à luz ! E simmmm ! A docilidade, a ternura , a delicadeza com que recebe sua cria em seus braços ... faz dela a mais doce das criaturas ! E cheira , e chora , e ri e beija ... é sagrado este momento!
ResponderExcluirAnimei! Rsrs... lindo texto miga!
ResponderExcluirGrata miga!!! É inspiração renovada à cada parto!
ExcluirAnimei! Rsrs... lindo texto miga!
ResponderExcluirLer é reviver!! Lindo e emocionante texto. Senti saudades...chorei!!
ResponderExcluirForte abraço!!