segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Parto da Dominique - Nascimento da Luiza em 23/01/2012

O 1o PARTO DOMICILIAR DE UBERLÂNDIA 

Hoje eu tive a enorme felicidade de acompanhar, como Doula, o 1º parto domiciliar de Uberlândia (que se tem registro). E é com enorme prazer que eu venho aqui fazer este relato. Mesmo ainda cansadinha e com os meus dois pequenos em volta, não consigo me conter...

RELADO DE PARTO - ESCRITO PELA DOULA

Depois de uma madrugada em trabalho de parto (após dias de pródomos, e falsos inícios de TP), no conforto e tranquilidade do seu lar, ao som de músicas deliciosas e cuidadosamente selecionadas pela mamãe, recebendo o carinho e a presença positiva e confiante do marido, ouvindo as gracinhas e os risos do filho de 2 anos brincando no quarto ao lado, que tem a liberdade de entrar e sair no quarto da mãe cuja porta se encontra sempre aberta, e vê, e conversa, e toca a mamãezinha, assimilando devagarinho que a sua linda irmã Luíza está chegando, à meia luz de velas seguidas do sol que chega de mansinho na manhã que se ilumina, eu tive a honra de presenciar um trabalho de parto tranquilo, intenso, empoderado, e um parto tão lindo e tão emocionante da querida Dominique.

Nasceu Luíza, surpreendendo à todos naquele momento, coroando, descansando, completando suas rotações, e escorregando linda e suavemente de dentro da sua mãe. Uma cena difícil de esquecer. Uma postura materna tão conciente e cheia de poder parindo sua filha num silêncio e numa concentração inspiradora e comovente preenchendo toda aquela casa.

A bolsa rompeu pouco tempo antes da saída da Luíza. Estando numa posição de 4 apoios, (fazia poucos minutos que a Dra. Silvia avaliou que ela já estava com 9 cm de dilatação), Dominique disse: "rompeu, fez um ploc, agora ela está aqui em baixo". Em seguida deu um gemido grosso sinalizando que já estava obedecendo seu corpo fazendo força de expulsão. Sentou-se no banquinho de parto e no mesmo minuto, Dominique silienciou-se concentrando fortemente de olhos bem abertos, um silêncio respeitoso e carinhoso pairou em torno dela, somente nossa presença e nossos olhares em apoio e em reconhecimento. Nesse mesmo minuto começamos ver a cabecinha da Luíza saindo toda. Dra. Silvia pediu compressa morna para aparar o perínio, e o fez de forma tão respeitosa e especialmente carinhosa. Dominique olha e vê sua filha ali, faz um carinho, dá um belo sorriso e logo em seguida volta a se concentrar de novo nas forças de expulsão. Luíza vem deslizando docemente, indo direto para o colo da mãe que a segura com firmeza recebendo a pequena com tanto amor. Chama pelo filho "Joãaaaao", ele vem correndo e no colo do pai olha sua irmãzinha e abre um sorriso maroto, feliz por estar ali presente. João sai correndo pelo corredor da casa dizendo "nasceeeeeu, minha irmã nasceeeu!!!" todo contente.

Nós todos ali em volta, comovidos e emocionados, só sabíamos rir de tanta felicidade em reconhecimento àquela energia de nascimento e de vida que inundava aquele lugar.

Ali no aconchego do lar, sem a pressão do ambiente hospitalar, da contagem do tempo, o horrível tic-tac que às vezes assombra, dos controles e intervenções sobre a informação do processo de dilatação, no ambiente da mulher e da família, sob o total reconhecimento da própria responsabilidade no processo de parto e nascimento do seu filho, sob forte comprometimento da mulher e do marido em todo o processo, é bonito perceber a naturalidade do trabalho de parto e do parto acontecendo. Ver a beleza do nascimento com outros olhos. Perceber melhor as alterações da mulher, e ter maior facilidade de saber, sem ter que tocar, em que fase a mulher está, pelas reações que ela livremente apresenta. As contrações fortes ("diferentes" dos pródomos) deixando a mulher ter a certeza de que agora sim, está em trabalho de parto... nessa hora os intervalos são cheios de conversas e lindos sorrisos... mais na frente a mulher começa a ficar um pouco menos tolerante às conversas, percebendo a seriedade que lhe está sendo exigida... fala menos, ri menos, não encontra facilmente uma posição que alivie as dores, na maioria das vezes precisa ser guiada nessa hora para não "descer a ladeira dos pensamentos e sentimentos negativos"... precisa se concentrar mais. Muda novamente de comportamento quando vem atingindo a dilatação total demonstrando mais força e bravura. E finalmente se encontra definitivamente com o parto e consigo mesma de forma especialmente intensa. Sendo presenteada pela alegria do nascimento do seu filho.

Eu me sinto muito feliz hoje por ter vivido esta experiência como acompanhante, e quero agradecer à todos que estavam ali, pois cada um desempenhou um papel importante para que tudo acontecesse em tranquilidade. Dra. Silvia foi lindamente carinhosa e respeitosa, trazendo seu sorriso aberto e cheio de vida, permitindo que a Dominique guiasse seu processo de parto. Natália, Doula que estava presente também prestou um grande apoio e uma presença tranquila e serena. Dr. Marcus (pediatra) que aceitou e atendeu ao nosso chamado para o parto domiciliar, com segurança, tranquilidade e sensibilidade, dando um apoio bem carinhoso à Luíza e à Dominique. E especialmente agradeço à Dominique que me chamou para estar presente desde sua gestação, e me acolheu na sua casa tão quentinha e na sua família cheia da amor; e ao Fernando que atuou tranquilamente como pai, marido, anfitrião, organizando tudo, dando apoio à sua esposa, cheio de carinhos com o filho, trazendo pão de queijo pra gente comer de manhã... 

Dominique, uma mulher forte, meiga, um sorriso lindo, uma postura consciente, não se deixou abalar pelos falsos TPs e o longo período de pródomos que antecederam ao parto, que tomou frente de todo o processo, soube o que fazer, curtiu, e recebeu sua bebezinha dentro desta energia de força e luz maternal.

Parabéns e felicidades à vocês todos!
Que Deus os ilumine sempre.

Kelly Mamede
Doula emocionada, rindo à toa, feliz por reconhecer e ser grata de estar neste caminho.
E que, com autorização da Dominique, publica este relato.


6 comentários:

  1. Abençoada seja a nova Vida!
    Abençoadas as que guiam.
    Abençoados os que testemunham.
    Abençoada Mulher que se encontrou consigo em sua dimensão mais plena!

    Que felicidade! :)

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus que coisa mais maravilhosa e como você relata lindamente!! Me lembrei do meu parto... estou aqui com olhos cheios dágua com saudade do que vivi e feliz por mais uma guerreira que se permitiu viver esse milagre! Ah.. como eu gostaria de estar junto.... Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo!!! Parabéns, Domi e equipe!
    O parto é nosso, não é? =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lindooooooo, consegui um parto normal com muita luta e sempre falei que caso optasse em term ais um filho o faria em casa caso a gravidez corresse normalmente, tranquilamente

    ResponderExcluir
  5. Emocionante relato... Você consegue através das palavras e do brilho no olhar, relatar o encantamento de um ato tão normal, humano e bonito! Parabéns pelo trabalho! Continue assim amiga! :)

    ResponderExcluir
  6. ai que lindoo.. qda minha primeira filha eu queria tanto ter tido um parto domiciliarr ate mesmo no hospital humanizado... da proxima ja sei com quem vou ter meu bebe Dra. silvia :)

    ResponderExcluir