terça-feira, 8 de outubro de 2013

Parto da Lívia, nascimento da Valentina


Valentina nasceu de parto natural em sua casa, na manhã do dia 17 de setembro de 2013, terça-feira, pesando 3,635kg. Lívia pariu com exatas 40 semanas de gestação, após uma cesárea anterior, num parto que durou 27 horas desde a primeira contração.
Relato da Lívia:

UMA CESÁREA ANTERIOR
A Valentina é meu segundo Bebê, o primeiro foi o Pedro, O Pedro nasceu de cesárea de urgência, após uma indução de parto com 41 semanas e 5 dias uma gestação muito estressante pois tive diabetes gestacional e passei pelos preconceitos, falta de conhecimento e excessos de super cuidados tanto por profissionais quanto familiares, foi um parto marcante e traumático pois eu queria muito um parto natural, depois concordei com o normal e acabei numa cesárea que não gostaria de viver novamente
UMA NOVA HISTÓRIA
A Valentina foi uma surpresa desde o começo, pois ainda não estava tentando engravidar, tive uma gestação saudável e a experiência do primeiro filho me mostrou que a intuição de mãe em relação ao seu filho é o que deve prevalecer sempre, claro seguido de conhecimento cientifico e auxilio de profissionais atualizados, opinião e conhecimento popular não vai te levar a lugar nenhum... Isso me auxiliou a ouvir menos criar mais estratégias para proteger minha gestação e minha filha, isso me deu força para levar minhas escolhas adiante. Eu estava mais forte, com menos conflitos, e me descobrindo nesse processo. Outra coisa que fez muita diferença foi o apoio individualizado com a doula que durante os encontros e o processo de planejar meu parto me fez descobrir coisas que jamais tinha pensado como o parto em casa, ele estava tão bem guardado dentro de mim que tive muita cautela para admitir e lutar para que ele acontecesse sem estresse, conversei várias e varias  vezes com a dr. Luanda pelo facebook, mas só decidi e realmente assumir que era o meu real desejo foi no fim do 8 mês de gestação.







PRIMEIROS SINAIS DO TRABALHO DE PARTO
Na madrugada de domingo pra segunda (dia 15 para 16) contrações que incomodavam um pouco muito espaçadas. Comecei a contar o tempo de contração às 07h do dia 16, estava de 20 em 20 minutos bem suportável. Depois do horário de almoço passou para 10 em 10 e saída do tampão mucoso assim permaneceu até umas 18h. Depois mais fortes e irregulares até as 20h30, depois ficaram bem suaves e o trabalho de parto começou a ficar mais forte por volta de 24h da manhã.
Estiveram comigo a obstetra Luanda, minha doula Kelly, meu marido Tiago. Nosso filho Pedro dormindo na madrugada, acordou e foi para a escola, acompanhou o início do tp comigo antes da equipe e do pai chegarem.





CURIOSIDADE DO NASCIMENTO DA VALENTINA
A Valentina nasceu de direita que é um grande mito porque neném nasce fácil de esquerda a dr. Luanda ajudou ela a posicionar a  cabeça dela e ela girou p/ a direita. Outro detalhe importante que foi muito reforçado pela equipe e foi fundamental foi estar em sintonia com meu corpo e ter desenvolvido bastante consciência corporal. Também usei técnicas de auto hipnose para aliviar a dor na hora das contrações e imagens mentais e não criei nenhum tipo de expectativa quanto ao tempo de tp ou de contração, eu queria apenas me ajudar para ter força física até o fim acreditei o tempo todo que seria um tp muito demorado, não criei nenhuma fantasia de que seria rápido e sem dor...Fiquei muito focada e objetiva o tempo todo.

UMA MENSAGEM DA LÍVIA PARA VOCÊ
Na verdade eu recebi várias micro mensagens que eu fui guardando dentro de mim para conseguir usar na hora certa eu passei por um processo de amadurecimento emocional, comportamental, e de auto analise. Estar com uma doula disponível que me questionou coisas muito profundas me ajudou a olhar pra dentro, quais seus medos? O que realmente pode atrapalhar vc viver esse processo? Que tipo de procedimento vc está disposta a passar? Já pensou como vai ser sua vida após o nascimento da Valentina? Esta disposta realmente a mudar de medica? Como fica sua relação com a atual dra.? O que vai fazer com seu filho na hora do parto? Quem vai ficar com ele pra vc? Depois as atitudes acolhedoras tanto da doula quanto das 3 Obstetras, a minha médica desde a gestação anterior que vibrou e comemorou a escolha do parto  em casa e super indicou a Luanda, me deu o maior apoio e mesmo depois que a Valentina nasceu me mandou uma linda msg terminando com amo vcs... A dr. Luanda que me deu aulas importantíssimas como o partograma e tb a fisiologia do nascimento e os movimentos mostrando total sintonia com a Kelly, a recepção da dra. Silvia quando me recebeu em seu consultório podendo ser a médica substituta e tb o carinho no pós parto, a festa que a Kelly fazia a cada encontro de expectativa do parto, minhas vizinhas do prédio se sentindo mais mulheres através de mim e aguardando o momento com muita expectativa... Eu me senti muito acolhida eu tb fui gerada por toda essa equipe. Mas a mensagem que eu realmente deixo é confie em você, no seu corpo pois só você é capaz de se amar e se respeitar e se vencer integralmente.



Um comentário:

  1. Nossa, muito interessante esse procedimento,....É tem que ter um bom preparo emocional e profissional! Livia vc é uma pessoa muito Forte e Corajosa, como a conheci nas minhas terapia,....Até então não tinha visto como era o Cordão Umbilical, gente como ele é grosso parece até com uma corda! :) Parabéns pela proeza! Felicidades à tds,... BJS <3

    ResponderExcluir