segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um passeio com meu bebê

Não que eu seja expert no assunto, afinal eu só tenho três filhos - imaginem quem tem cinco, dez, doze?!
Cada família tem uma dinâmica, estratégias e prioridades diferentes.
Acontece que vivendo a terceira experiência com um bebê já dá para elaborar melhor os assuntos que envolvem a maternidade, parto, amamentação, bebês, filhos maiores, relação entre irmãos, relação com o marido, com a família etc e etc.

Respeitados os primeiros dias de vida do bebê e a fase mais crítica de adaptação da família aos novos horários, noites mal dormidas, choro do bebê, amamentação, trocas de fraldas... Acho importante a mamãe dar uma saída com seu bebê.
Quando? A partir do momento em que ela sente essa necessidade.
Nós não nascemos para ficar enclausurados, e o nosso ritmo de vida hoje em dia nos pede movimento, luz do sol, relacionamentos. Mas veja bem: Não quero dizer "retomar a rotina anterior"! Dar uma saidinha breve, respirar um ar diferente, exibir a cria, conversar outros assuntos, rever o mundo lá fora, tende satisfazer a mãe, de forma que ela volta com uma energia renovada para casa.
Bom para a mamãe, para o bebê, e a família toda!

Deixe sempre a bolsa do bebê preparada. Pense: "Se eu estivesse em casa com meu bebê nas próximas horas, do que eu precisaria?" E leve apenas o necessário. (umas 5 ou 6 fraldas, lenço umedecido ou uma garrafinha de água com algodão, um paninho extra para limpar o bumbum, uma fralda de boca, um trocador fofinho para por o bebê em cima na hora de trocar - pode ser uma toalha de rosto - pomada para assadura ou maizena num potinho, uma mantinha, uma troca de roupa).
Não esqueça de levar seus documentos e celular. Não leve sua bolsa, evite os excessos!
Um item que eu super recomendo: SLING!
Carregue o bebê no sling o tempo todo, é fácil para amamentar, inclusive.
Esteja preparada para ficar com o bebê no colo, no peito, de forma que ele fique o mais confortável possível e que você consiga aproveitar ao máximo do seu passeio.
Começe escolhendo locais que tenha facilidade para trocar o bebê, que tenha pessoas amigas, e que não seja muito longe, para você não ficar muito tempo em trânsito.

O "CAOS" DA SAÍDA:

Algumas mulheres (a maioria) enfrentam o caos na hora de sair com os bebês. Tanta coisa pra fazer! O que fazer primeiro? Arrumar o bebê, arrumar a bolsa, se arrumar. Amamentar, tomar um banho (maquiagem?). Escolher uma roupa que disfarce a barriga e que dê para amamentar, por o bebê no bebê conforto, por o carrinho no carro (uns pesados e desajeitados)... e às vezes fazer tudo isso ouvindo o bebê chorar e chorar.

Sobre este caos o que eu tenho a dizer é o seguinte: Conforme-se! Faça amizade com ele! Não permita que ele te impeça de sair. Você será recompensada! Pense que outras mães também enfrentam a mesma coisa, você não é a única, às vezes você vai sair suada e descabelada, e daí? Peça ajuda se você puder, peça uma carona para alguém.

Seja realista! Não crie ilusões, você agora está saindo com um bebê de fora da barriga.

Mesmo vencendo tantos "desafios", aproveite seu passeio, tente se divertir e rir das situações. Essa é a melhor saída! Melhor do que ficar em casa se sentindo "presa".

Confesso que com meu primeiro filho eu preferia ficar em casa. Tudo era tão difícil que eu desistia, ou saía mal humorada e voltava pior pra casa. Eu relutava com a situação, me sentia vítima, negativa, e sofria.
Com o tempo eu fui percebendo que a gente mesma se coloca em situações negativas ou positivas. A forma de enxergar, a atitude positiva muda tudo!

Experimente também!
E bom passeio para vocês!


Um comentário:

  1. Ah gente que delicia!!! Nada como um passeio para recarregar nossa bateria que as vezes fica fraquinha com essa rotina de bebê novinho em casa! Tentei muito adaptar Elisa no sling mas ela nunca gostou
    Saudade de e doida pra conhecer Iasmim (que tamanhão!!!! e parece que nasceu ontem)
    beijos
    www.jeitihos.blogspot.com

    ResponderExcluir