quinta-feira, 31 de julho de 2014

Parto da Cândida - Nascimento da Beatriz em 25/03/2013

“Mãe, que eu saiba honrar o ventre de onde eu vim,
O ventre aonde eu estou
E o ventre que há em mim”
(autor desconhecido – citação da Avó Teresa)

Relato da Cândida:
Cândida Bomfim de Almeida
25/03/2013

A BOLSA ROMPEU DURANTE O COCHILO DA TARDE

Foi em um sábado à tarde, quando me veio o primeiro sinal. Um dia bem tranquilo, deixei meu marido William no clube, almocei e depois fui pra casa. Com aquele barrigão, lógico que iria tirar uma soneca após o almoço. Dito e feito. Nesse dia, a ansiedade me pegava menos. Também né, com 41 semanas completas, quem não fica um pouco ansiosa? Estava eu lá deitada, quando levantei para fazer xixi e um líquido escorreu nas minhas pernas, não foi muito, deu tempo de pegar uma toalha para conter. Fiquei com a toalha no meio das pernas e deitei novamente para terminar meu soninho. Mandei uma mensagem para minha médica, dra. Luanda, para dizer o que havia ocorrido. Já sabia que bolsa rompida não era motivo para desespero, podia ser rápido, mas podia demorar também.
Meu marido me ligou dizendo que já havia terminado o jogo e eu fui buscá-lo. Peguei-o e com bastante calma, para não deixá-lo nervoso, disse que a bolsa havia rompido e que a Bia poderia nascer a qualquer momento. Passamos para comprar um açaí e fomos pra casa. Até de noite não senti nada e fomos dormir.
As 00:00, quando estava dormindo senti uma contração que me fez acordar e levantar pra melhorar. E aos poucos percebia que o processo estava acontecendo. Pensei que nasceria no domingo.
As 1:00 senti uma nova contração e me levantei novamente. E assim foi em uma em uma hora até as 7:00 da manhã. Nesse horário consegui dormir até às 10:00.
Conversei com a Luanda e com a Kelly, nossa doula, pela manhã e passei o que estava acontecendo.
As 11:00 Luanda vem me examinar e estava tudo ok.
E então durante o dia as contrações vieram bem espaçadas.
A Kelly e minha mãe vieram tomar um café da tarde, e aqui em casa aquele clima de que o parto estava pra acontecer.  Por mais informada que eu estivesse, não tinha como eu não ficar com aquele medinho .... o mistério do parto, ainda mais no primeiro, é muito grande!
Meu marido estava bem tranquilo, e sempre me perguntando se estava tudo ok.
Luanda veio novamente as 19:00, me examinou e foi embora.

TRABALHO DE PARTO ATIVO

Quando era 21:00 começaram as contrações de 10 em 10 mim. Resolvi ligar pra Luanda e pra Kelly. As duas chegaram após uma hora mais ou menos.
Depois ligamos para João e Lara, que iam filmar o parto. No momento pedi ao meu marido que não os chamassem, pois tinha desistido de filmar. Mas como ele é teimoso ... rsrsrs ... chamou mesmo assim. Não houve problema algum, não tive vergonha de nada. E hoje agradeço a ele pela teimosia!
E assim foi a madrugada inteira. Contrações de 10 em 10 mim ... às vezes 5 em 5.
As dores são fortes, intensas, mas em momento algum pensei em desistir. Meu propósito sempre foi aquele. Eu sempre pensei em apenas duas opções em minha vida, ter um parto normal ou não ter filho, e naquele momento à segunda opção não tinha mais jeito.
Troquei de lugar em vários momentos. Piscina, cama, bola, sala, chão, banqueta ....

William e a Kelly vinham alternando a pressão em meu quadril em quase todas as contrações para aliviar um pouco a dor. Minha mãe aqui presente a noite toda. Foi muito bom a presença dela aqui. Eu tenho ela como exemplo, pois passou por 3 partos e um deles foi de gêmeos.



Pedi anestesia pra Luanda em alguns momentos.... Mas acho que era apenas para livrar psicologicamente da dor.
Na última hora as dores vieram com aquela vontade de fazer força, e assim foi. Às 5:30 da manhã da segunda-feira a Bia estava em meus braços. Nasceu na banqueta, achei o melhor lugar para o momento expulsivo e no nascimento.
Foi mágico ... a Luanda a pegou, desenrolou o cordão no pescoço dela e me entregou.




Que sensação ... meu Deus !!! é inexplicável.
Como eu queria que aquele momento durasse a eternidade!!!
Foi direto para meu peito.

Nasceu branquinha com aquele cheirinho maravilho do vernix...
A adrenalina do parto durou até de noite. Era difícil de acreditar que tinha um novo ser aqui em casa.
Após o nascimento a Luanda pesou, mediu e avaliou. 3,390 kg e 52 cm.

PARTO EM CASA

Como é bom estar em casa!
Nunca me senti bem em um hospital, e não queria que minha filha passasse por procedimentos que não acho importantes em um hospital.

Bem vinda Bia!!!

* Veja o vídeo do nascimento da Beatriz aqui no blog!
** Fotos extraídas do vídeo - por Canção de Amor Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário