quarta-feira, 30 de julho de 2014

Parto da Francielle - Nascimento da Stella em 26/12/2013

Este eu ganhei de presente de Natal! Franciele começou a sentir os primeiros sinais da chegada da Stella na noite de Natal!! E eu que estava de back up da doula Alessandra, fui agraciada com este nascimento maravilhoso.

Relato da Francielle:

Este e o relato do parto de Stella, a estrelinha que veio trazer mais brilho em nossas vidas...

Olá, meu nome é Francielle, tenho 34 anos e sou casada com Marcus há 13 anos e 10 meses.

PLANEJAMENTOS

Nossa gravidez foi totalmente planejada. Em todos estes anos de casada sempre prevenimos para que a gravidez só acontecesse no momento em que estivéssemos preparados em todos os sentidos.
Em janeiro de 2013 nos mudamos para uma casa grande, espaçosa e onde poderíamos ter estrutura para receber um filho.
Eu já tinha parado de tomar anticoncepcional um ano antes, mas mesmo assim continuamos nos prevenindo. Em abril de 2013 decidimos que já era um bom momento para que pudéssemos formar uma verdadeira familia.
Engravidei exatamente no dia 6 de abril de 2013 e fiz o teste na primeira semana de maio (teste de farmácia) e só depois do teste da farmácia fui ao laboratório e fiz xame de sangue com resultado positivo.
Contei para o Marcus no mesmo dia. Embrulhei uma meinha e uma luvinha de presente junto com o teste da farmacia e o teste do laboratorio e dei pra ele. Quando ele abriu ele ficou olhando meio assustado,ficou pensativo mas ficou muito feliz com a notícia.

UMA GRAVIDEZ TRANQUILA

A gestacao foi muito tranquila sem nenhum contratempo. Descansei bastante, dormi o máximo que pude e li bastante sobre o parto para me preparar.
Mais ou menos no terceiro mês da gestação descobrimos que teríamos uma menina, Stella , que alegria! O nome dela já havia sido escolhido muito antes de sua concepção em 1998 em nosso primeiro ano de namoro.

PRESENTE DO PAPAI NOEL

A data prevista para o parto era 4 de Janeiro de 2014,mas no dia 24 de Dezembro de 2013  com 38 semanas e 6 dias  de gestação, durante a ceia de Natal na casa da minha irmã a bolsa rompeu, foi de uma vez um volume grande de líquido.
Eu gritei lá do banheiro e todo mundo achou que era brincadeira minha.
Marcus veio correndo e disse: É verdade? Rompeu mesmo? E agora o que a gente faz? Vamos pro hospital?
E eu disse: Nós vamos continuar a ceia e abrir os presentes de Natal, depois vamos pra casa descansar porque o dia amanha vai ser longo... e todo mundo ficou tenso achando que teríamos que sair correndo pro hospital.
No dia seguinte, dia de Natal fiz o almoço de Natal pra família, assamos o pernil e tudo correu normalmente, só as contrações que não  começaram, nada mais aconteceu...só o almoço rsrsrs.
No final da tarde do dia 25 Dra. Luanda esteve aqui em casa ( Dra.Silvia estava viajando), mediu minha pressão, ouviu os batimentos da Stellinha e mediu minha temperatura, tudo estava normal, exceto o resultado do exame que eu havia feito na mesma semana para checar a presenca da  bacteria estreptococos que presente no organismo materno não apresenta risco mas quando passado para o feto pode acarretar outros problemas, o resultado era positivo.
Dra.Luanda me aconselhou a esperar mais um pouco uma vez que estava tudo dentro do normal, então esperamos mais uma noite e ate a manha do dia 26 e nada de contrações.

INDUÇÃO DO PARTO – NECESSÁRIA

Por volta de 10 da manhã do dia 26 minha temperatura comecou a aumentar, liguei para Dra Silvia que ja havia chegado de viagem e ela me disse para ir para o Hospital Madrecor dentro de 1 hora para indução do parto.
Chegamos ao hospital por volta de 11:00 da manhã e demoramos um pouco para nos instalar no apartamento. Assim que nos instalamos Dra.Silvia ja providenciou o antibiótico para combate da bacteria e também iniciou a ocitocina já por volta de meio dia. Antes de iniciar a medicação ela me examinou e constatou 3cm de dilatação (não senti nenhuma contração ate aí).
Menos de uma hora depois que começou a indução ela me examinou novamente e eu ja estava com 6 cm de dilatação. Pensei comigo: Nossa esse parto vai ser rapidinho e fácil fácil ....ah coitada... eu nao sabia de nada...
As 2:00hs  e pouco da tarde eu ja estava me agachando e me retorcendo de dor, foi quando passei uma mensagem para minha doula Kelly e disse: Vem pra cá que o “trem” ta começando a ficar feio, preciso de voçê!
Dra.Silvia logo parou a indução  e me deixou continuar por conta própria. As coisas foram só piorando (no bom sentido), porque tudo estava correndo dentro do esperado.
Nesse meio tempo Kelly chegou, fui para o chuveiro com a bola, entrei na piscina (

A Kelly e o Marcus encheram e prepararam tudo pra mim), antes  deles terminarem de encher eu já entrei e por lá fiquei sei lá por quanto tempo, mais de 1 hora, ou menos ...sei lá..perdi a noção .Meus olhos não abriam, eu nao conseguia ver quem estava por ali, a Kelly sempre atrás de mim, quase invisível me dando água, gatorade, fazendo massagens, me orientando e o Marcus coitado sem lugar no quarto, entrava, saia, sentava, levantava e eu dando bronca nele pra ficar quieto e não usar o celular, tudo me irritava, atá um mosquitinho se passasse por ali coitado, morria!
A dor ia  e vinha, algumas vezes num intervalo menor e outras num maior, mas o intervalo maior não durava mais que 3 minutos (pelo menos na minha cabeça parecia só 3 minutos). Por volta de 4hs da tarde já estava totalmente dilatada, mas a Stella não descia. Deu uma alegria saber que ja estava 10cm dilatada e alguns minutos depois uma decepção saber que ela estava alta e que precisava andar um pouco pra ela descer. Achei que ela nasceria logo logo e que tudo já estava quase acabando mas mal sabia eu que a partir dali seriam quase 6 horas de trabalho intenso fazendo força, me agachando, reclamando e tentando achar a melhor posição pra ficar.

ME ENTREGUEI  - NÃO AGUENTO MAIS!

Depois de muitos  AAAAAAAAAAAAAAAA que o hospital inteiro ouviu e quando o Marcus não aguentava mais me ver com dores e não suportava mais os AAAAAAAAAA a tarde toda , eu desabei no chão, de quatro, me entreguei totalmente e falei: Não aguento mais, to fraca, to muito cansada...

E NASCEU A STELLA

Dai em diante a Dra Silvia falou pro Marcus: Daqui 5 minutos a Stella chega (ela sabia o que estava falando), e foi exatamente o tempo dela ligar e pedir a pediatra para vir até o quarto com o berço aquecido. Quando vi o berçinho entrando no quarto pensei: já ta quase e dentro de minutos a Stella finalmente resolveu dar o ar da graça.
Foi mágico, inesquecível, parecia que não era eu que estava ali, que era um sonho . A Dra Silvia recebeu ela assim que ela saiu e a entregou nos meus bracos. Eu contei cada dedinho das mãos e dos pés e aquele cheiro nunca mais vou esquecer!
Era uma fraqueza que eu sentia, alegria, satisfação, realização e  um cansaço tão grande, suava demais, meu cabelo todo molhado... e eu pensava: Consegui! Não acredito que eu consegui ter um parto humanizado , natural e no quarto, só não planejei a indução mas tudo bem, foi tudo muito bom. Ela nasceu as 21:50 do dia 26 de dezembro de 2013 exatamente 9 horas e meia de trabalho de parto intense, pesando  2,690Kg e medindo 48cm.
Quando tudo parecia ter terminado lembrei que ainda havia a placenta, então pensei depois de tudo o que passei a placenta é o de menos, vamos lá.

PLACENTA NÃO SAIU NATURALMENTE!

Me deitei e ficamos esperando  a placenta sair enquanto eram dados os primeiros cuidados a Stella no bercinho ao lado.
Eu fraca, fraca, fraca só falava a mesma frase: To fraca, to fraca...parecia um disco furado. Esperamos por quase 2 horas e nada da placenta sair. A ocitocina nao fez efeito pra saída da placenta. Conclusão: Fomos para o centro cirúrgico tomar anestesia e retirar a placenta manualmente. Oh não! Nao acreditei que depois de tanto esforço pra escapar da anestesia eu caí ali no centro cirúrgico e teria que tomar anestesia, isto não estava nos meus planos (nem tudo sai como nós planejamos).
Depois que voltei para o quarto Dra Silvia colheu meu sangue para checar uma possivel anemia que no dia seguinte veio positivo devido a perda de sangue após o parto.

A STELLA PRECISOU SER LEVADA PARA INICIAR ANTIBIÓTICO

E logo que amanheceu o dia 27 a pediatra achou melhor levar a Stella para UTI neonatal para iniciar o antibiotico contra a bacteria que havia no meu organismo.
Quando vieram por volta de 7 da manha e buscaram a Stella a casa caiu, eu desabei porque isto também não estava nos meus planos. Eu acabei de dar a luz e levaram meu bebê de perto de mim? Eu chorei, chorei, chorei e só depois de muito chorar e pensar eu aceitei que tudo o que estava acontecendo era o melhor, que tinha que ser assim e depois de 8 dias no hospital tomando antibiótico e ela também fomos pra casa, eu me sentindo bem melhor da anemia e a Stella totalmente livre de qualquer infecção.
Aí foi só alegria, eu nem acreditava que eu daria o banho, trocaria as fraldinhas e que iria cuidar dela com todo meu amor e carinho.
Depois que passaram alguns dias eu refleti e vi que tudo foi perfeito, que Deus sempre faz o melhor para nós.

TUDO ACONTECEU COMO DEVERIA

As vezes pensamos que tudo acontece só com a gente, mas quando vi outras crianças internadas na UTI com problemas muito mais sérios que o da Stella eu pedi perdão a Deus por ser tão ingrata. Tudo aconteceu exatamente como deveria ter acontecido, foi muito melhor assim pois eu estava tão fraca da anemia que nao daria conta de cuidar dela no quarto dia e noite nos primeiros dias.
Nao tenho palavras para agradecer o previlégio de ter tido um  parto humanizado não exatamente como sonhei, mas muito abençoado por Deus.
A Kelly  e a Dra Silvia foram excepcionais, praticamente  invisíveis mas presentes o tempo todo, super profissionais e humanas, sem palavras para descrever o trabalho das duas. Uma sintonia tão grande.... sem elas eu não teria conseguido.
O apoio de minha familia e pricipalmente do Marcus foi indispensável. Realizei meu sonho de permitir que a Stella chegasse no tempo dela, quando ela quisesse e estivesse pronta.
Não houve um momento mais fácil ou mais dificil, todos os momentos foram intensos e tiveram sua importância. Eu sabia que teria que passar por cada fase e que no final seria recompensada.
Nao pensei em desistir em nenhum momento durante o trabalho de parto, desde o inicio eu sabia que não seria fácil, e não foi fácil mas eu faria tudo de novo porque valeu à pena cada contração que senti, a transformação pela qual passei, tudo foi necessário, tudo foi essencial  e sinto orgulho de mim mesma por ter conseguido e tenho certeza que um dia a Stella vai se orgulhar e vai  dizer: Nasci de parto natural, minha mãe foi corajosa!
Quando você olha para seu bebê e vê que aquele rostinho estava dentro de você é inacreditável, você esquece de qualquer dor.
Deus nos fez capazes de gerar e de parir , tudo tem que acontecer naturalmente.
Todas as mulheres são capazes, basta querer e se preparar.
Com certeza as visitas da Doula antes do parto fazem muita diferença. No momento do parto todas as palavras ditas anteriormente vem à mente e te dão coragem. Preparação e planejamento são a base de um processo tranquilo. Informacão nunca e demais.
Muito obrigada Kelly por tudo, nós nunca vamos esquecer como você foi fundamental

no dia mais feliz de nossas vidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário